Balneário Camboriú tem sua reestruturação urbanística assinada pelo renomado Jaime Lerner

Apresentado recentemente à comunidade, o masterplan que traça o projeto da reestruturação urbanística da cidade de Balneário Camboriú tem a assinatura de Jaime Lerner, um dos maiores e mais premiados arquitetos e urbanistas do mundo.

O Plano de Diretrizes de Macro Estruturação Urbana, publicado pela Prefeitura Municipal, prevê uma elaboração urbanística que terá impactos ao longo de toda a cidade, tanto nos pontos mais centrais, como nos bairros.

Uma das principais alterações é a reformulação da Orla Central, cartão de visitas da cidade. Neste ponto estão planejadas uma reconfiguração visual inspirada nas ondas do mar e curvas da orla. Fazem parte do projeto, por exemplo, a implantação de mobiliário urbano, quiosques padronizados e a diferenciação entre pistas para caminhada, ciclovia e patins/scooter. 

O Plano também engloba regiões como o bairro da Barra, tradicional região pesqueira e de produção artesanal, e berço da formação da cidade de Balneário Camboriú. Assim, a valorização desta história é planejada a partir da criação de passarelas, decks, mercado público, entre outros atrativos que buscam valorizar a cultura e as tradições presentes neste espaço.

As praias da Rodovia Interpraias também ganham uma atenção especial. A praia de Laranjeiras contará com a padronização visual do conjunto de lojas e restaurantes, e também com a criação do Museu de Areia, que revelará aos visitantes toda a riqueza arqueológica e histórica presente neste local, um sítio arqueológico que abrigava fósseis de mais de 3.000 anos.

A equipe do escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados criou um vídeo para mostrar todos os projetos que idealizou para transformar ainda mais a cidade de Balneário Camboriú.

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú, IBGE e Jaime Lerner Arquitetos Associados

Compartilhe: